Rubio anuncia revogação de vistos de funcionários do governo brasileiro

Em Foco

14/08/2025 - 12:25:00 | 2 minutos de leitura

Rubio anuncia revogação de vistos de funcionários do governo brasileiro

O Departamento de Estado tomou medidas para revogar vistos e impor restrições de visto a funcionários do governo brasileiro, ex-funcionários da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e seus familiares por suposta “cumplicidade com o esquema de exportação de mão de obra do regime cubano, no âmbito do programa Mais Médicos”, diz nota do site do departamento, assinada pelo secretário de Estado Marco Rubio. Entre os brasileiros citados pelo Departamento de Estado estão Mozart Julio Tabosa Sales, atual secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, e Alberto Kleiman, ex-Assessor de Relações Internacionais do Ministério da Saúde e ex-diretor de Relações Externas da OPAS. As sanções ocorreriam devido ao envolvimento direto de Cuba no programa, já que o Mais Médicos acabou levando a vinda de profissionais cubanos para o Brasil e gerou divisas ao país do Caribe. "Como parte do programa Mais Médicos do Brasil, essas autoridades usaram a OPAS como intermediária junto à ditadura cubana para implementar o programa sem seguir os requisitos constitucionais brasileiros, driblando as sanções americanas a Cuba e, conscientemente, pagando ao regime cubano o que era devido aos profissionais de saúde cubanos", continua a nota do Departamento de Estado. “Dezenas de médicos cubanos que atuaram no programa relataram terem sido explorados pelo regime cubano como parte do programa.”  O Mais Médicos atingiu o auge do número de integrantes em 2015, ano em que nele atuavam 18,2 mil profissionais - 11,4 mil deles cubanos. Em novembro de 2018, após a eleição de Bolsonaro - que fez ferrenha campanha contra a presença dos cubanos - Cuba decidiu pela retirada dos profissionais do país. Foto e Divulgação/CNN