Rússia anuncia fim de acordo para venda de grãos da Ucrânia e deve causar falta de comida no mundo
18/07/2023 - 08:19:15 | 2 minutos de leitura

A Rússia afirmou, nesta segunda-feira (17), que não vai prolongar o acordo de exportação de grãos ucranianos, horas após um ataque de drones navais a uma ponte estratégica que liga o território do país à península anexada da Crimeia.
"O acordo do mar Negro terminou de fato hoje", disse o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, à imprensa. "Assim que a parte relativa à Rússia [do acordo] for cumprida, a Rússia retornará imediatamente ao acordo de grãos", acrescentou
Moscou reclama há vários meses do pacto, assinado em julho de 2022 com a mediação da Turquia e da ONU e que permitiu aliviar os temores de uma crise alimentar mundial.
Presidente Vladimir Putin diz que entrada da Ucrânia na Otan vai agravar tensão
O acordo, que possibilitou a exportação de mais de 32 milhões de toneladas de cereais ucranianos, também inclui a retirada de obstáculos para as exportações de produtos agrícolas e fertilizantes russos.
Desde 27 de junho, nenhuma nova embarcação foi autorizada a participar da exportação de grãos, informou em um comunicado o CCC (Centro de Coordenação Conjunta), que supervisiona o acordo.
O graneleiro turco TQ Samsun, o último cargueiro autorizado pelos signatários do acordo, seguia em direção a Istambul a partir do porto ucraniano de Odessa, noticiava o site Marine Traffic na noite deste domingo .
FONTE JR/FOTO ALEXEY BABUSHKIN/SPUTNIK/AFP
01 SetExecutiva do Bank of America morre após ataque a facadas na Times SquareLEIA MAIS
30 AgoNepal: Mortes por avalanche de lama sobem para 676 e número de desaparecidos chega a 3 milLEIA MAIS
27 AgoO pior desastre do Nepal em 10 anos: entenda as causas da enchente repentinaLEIA MAIS
23 AgoTikTok fecha acordo de US$ 400 milhões com o governo dos EUA por privacidade infantilLEIA MAIS- 18 AgoIraniana condenada à morte por matar 10 maridos: entenda o caso e a aplicação da lei QisasLEIA MAIS
17 AgoMonte Anak Krakatau Entra em Erupção na Indonésia e Lança Lava e CinzasLEIA MAIS
15 AgoDezenas procuram atendimento médico na Alemanha após eclipse solar parcialLEIA MAIS- 12 AgoNúmero de mortos em terremoto na Colômbia passa de 250 e governo avalia emergência econômicaLEIA MAIS
05 AgoJustiça do Marrocos processa 25 acusados de organizar travessias clandestinas para CeutaLEIA MAIS




