Senado aprova projeto que reconhece estado de calamidade no RS até 2024
14/09/2023 - 09:19:15 | 2 minutos de leitura

O governo do Rio Grande do Sul também aprovou o pagamento de R$ 2,5 mil, em parcela única, para as famílias desalojadas ou desabrigadas.
O Senado aprovou o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que reconhece estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul até 31 de dezembro de 2024. A medida, pensada em decorrência das enchentes que destruíram o estado após a passagem de um ciclone extratropical, segue agora para a Câmara dos Deputados.
Caso aprovada, a vigência do estado de calamidade permitirá que o governo gaúcho contrate empréstimos e aumente despesas com pessoal (remuneração de funcionários) sem violar a Lei de Responsabilidade Fiscal. Desta forma, o ente não será punido caso não cumpra as regras nas localidades cobertas pelo decreto.
“Até o presente momento, são 79 municípios com estado de calamidade reconhecido. Contudo, este número poderá aumentar. O reconhecimento de calamidade pública viabilizará o funcionamento do estado, com fins de atenuar os efeitos negativos para a economia gaúcha”, defendeu o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), que pediu a tramitação do PDL. A passagem de um ciclone extratropical pelo Sul do país provocou grandes enchentes nos municípios gaúchos, deixando um rastro de destruição. Segundo último balanço da Defesa Civil, os eventos deixaram 47 mortos e 925 feridos, além de nove desaparecidos. Ao todo, 342.605 pessoas foram afetadas, e 25,3 mil estão desalojados ou desabrigados.
Fonte SBT News/Foto: Reprodução/Instagram
21 SetMoraes vira relator de pedido no STF que envolve registros de sua esposa e de Daniel Vorcaro no SenadoLEIA MAIS- 19 SetDaniel Vorcaro se descontrola na prisão e ameaça expor ministros do STF e cúpula de BrasíliaLEIA MAIS
- 17 SetLula Associa Cor do PT e Barba a Símbolos Cristãos em Encontro com PastoresLEIA MAIS
- 16 SetLula defende Alexandre de Moraes e rebate críticas de Flávio Bolsonaro sobre indicação ao STFLEIA MAIS
- 15 SetSTF Interrompe Julgamento sobre Moraes após Pedido de Vista de Flávio DinoLEIA MAIS
- 15 SetOposição ameaça obstrução no Senado e pressiona Alcolumbre por impeachment de MoraesLEIA MAIS
15 SetSenadores da base governista recuam e passam a apoiar pedido de impeachment de Alexandre de MoraesLEIA MAIS
12 SetAndré Mendonça nega pedido de Alexandre de Moraes para derrubar sigilo total do Caso MasterLEIA MAIS- 11 SetJulgamento Inédito no STF: Fachin Articula Rito de Investigação Envolvendo Alexandre de MoraesLEIA MAIS




