Notice: Undefined offset: 1 in /home/revistaleiamais/public_html/restrito/pg/configuracoes/_configPublic.php on line 158

Notice: Undefined offset: 1 in /home/revistaleiamais/public_html/restrito/pg/configuracoes/_configPublic.php on line 160
STF teme impeachment de ministros após eleições legislativas e busca diálogo com a ala moderada do PL
 

STF teme impeachment de ministros após eleições legislativas e busca diálogo com a ala moderada do PL

Diante do risco concreto de destituição no início de 2027, interlocutores de Alexandre de Moraes e Flávio Dino avaliam aproximação com parlamentares de oposição para conter avanços no Senado.

Política

06/10/2026 - 11:38:00 | 1 minutos de leitura

STF teme impeachment de ministros após eleições legislativas e busca diálogo com a ala moderada do PL


O resultado das eleições legislativas de domingo (4) acendeu o sinal de alerta no Supremo Tribunal Federal (STF). Ministros da Corte passaram a avaliar de forma concreta a possibilidade de impeachment de integrantes do Tribunal já no primeiro semestre de 2027.


As maiores preocupações concentram-se sobre o ministro Alexandre de Moraes, cujos interlocutores temem que ele seja destituído antes mesmo de assumir a presidência da Corte, prevista para setembro de 2027, e sobre o ministro Flávio Dino, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


 Como o Senado Federal é o órgão responsável por processar e julgar o impeachment de ministros do STF, a nova composição parlamentar acentuou o receio no entorno dos magistrados.


Diante do cenário adverso, ao menos dois ministros avaliam que a estratégia mais viável para mitigar o risco de destituição será abrir interlocução direta e buscar pontes com senadores do Partido Liberal (PL) considerados mais moderados.


Foto: Gustavo Moreno / STF