Notice: Undefined offset: 1 in /home/revistaleiamais/public_html/restrito/pg/configuracoes/_configPublic.php on line 158

Notice: Undefined offset: 1 in /home/revistaleiamais/public_html/restrito/pg/configuracoes/_configPublic.php on line 160
Temporais em SC deixam mais de 400 desalojados e põem 7 cidades em estado de emergência
 

Temporais em SC deixam mais de 400 desalojados e põem 7 cidades em estado de emergência

Ibicaré, no Meio-Oeste, é a mais recente a decretar emergência; Defesa Civil distribui ajuda humanitária e monitora impactos das chuvas no Estado

Alerta

03/07/2026 - 17:52:00 | 2 minutos de leitura

Temporais em SC deixam mais de 400 desalojados e põem 7 cidades em estado de emergência

Subiu para sete o número de municípios de Santa Catarina em situação de emergência após os temporais que atingem o Estado desde o início da semana. A cidade de Ibicaré, no Meio-Oeste catarinense, foi a mais recente a decretar a medida nesta sexta-feira (3), passando a integrar a lista que já incluía Timbó Grande (Meio-Oeste), Schroeder, Guaramirim e Jaraguá do Sul (Norte), Major Vieira (Planalto Norte) e Bom Retiro (Serra catarinense).

Segundo a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, as fortes chuvas, acompanhadas de granizo e ventos intensos, provocaram destelhamentos, alagamentos, deslizamentos de terra, queda de árvores e bloqueios em rodovias em diversas regiões catarinenses.

Até o momento, o Estado contabiliza mais de 400 pessoas desalojadas, principalmente nos municípios de Guaramirim e Major Vieira. Não há registro de pessoas desabrigadas .Além dos sete municípios com decreto de emergência, outras 19 cidades informaram danos provocados pelas chuvas. São elas:

  • Araquari;
  • Balneário Barra do Sul;
  • Benedito Novo;
  • Blumenau;
  • Brusque;
  • Caçador;
  • Canoinhas;
  • Correia Pinto;
  • Corupá;
  • Fraiburgo;
  • Gaspar;
  • Ibirama;
  • Itaiópolis;
  • Joinville;
  • José Boiteux;
  • Lages;
  • Massaranduba;
  • Monte Castelo;
  • Presidente Getúlio.

As ocorrências envolvem principalmente destelhamentos, alagamentos, deslizamentos, queda de árvores e interdições em vias.A Defesa Civil alerta que a frente fria continua influenciando o tempo em Santa Catarina, especialmente entre o Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, onde ainda há previsão de chuva persistente e possibilidade de temporais isolados.

Foto: Divulgação/ SDC