Três bairros concentram maior parte dos focos de dengue
07/12/2022 - 13:32:48 | 3 minutos de leitura

Centro, Vila Nova e Ilha da Figueira concentram quase 35% os pontos de proliferação do mosquito transmissor da doença em Jaraguá do Sul.
A última atualização do Boletim da Dengue emitida pela Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Jaraguá do Sul mostrou que a maior parte dos pontos de proliferação do mosquito transmissor da doença (Aedes aegypti) se concentra em três bairros da cidade. Quase 35% dos focos no Município estão nos bairros Centro, Vila Nova e Ilha da Figueira.
Conforme dados do último boletim, foram constatados 1103 focos do mosquito Aedes aegypti no Município. Focos são larvas do mosquito Aedes aegypti encontradas em recipientes com água parada podendo ser em pratinhos de vasos de plantas, plantas aquáticas, ralos, tampinhas de garrafa, bromélias, pneus, calhas e em armadilhas instaladas pela equipe de Zoonoses da Secretaria de Saúde.
A cada foco encontrado é delimitado um raio de 300 metros onde se visita imóvel por imóvel, alertando sobre a presença do mosquito naquela localidade. O setor entende que a população que está dentro do raio do foco precisa estar informada da circulação do mosquito naquele local, e assim entender a importância dos cuidados de não permitir que o mosquito tenha ambiente para se reproduzir e como deverão se proteger.
No caso de imóveis fechados, os agentes de endemias deixam uma solicitação de agendamento para visita posterior, conforme disponibilidade do morador. No caso dos bairros infestados – os moradores receberão no mínimo cinco visitas em um ano, até que não sejam mais encontrados focos do mosquito do bairro.
O boletim apontou ainda a existência de 544 casos suspeitos e 70 confirmados. Outros 20 casos estão sendo investigados e 454 foram descartados/negativos.
O Diretor de Vigilância em Saúde, Dalton Fernando Fischer, lembra que a situação no município – a exemplo do que está ocorrendo em todo o Estado –, preocupa. “Por isso a necessidade de criar novas estratégias para sensibilizar os munícipes em relação à eliminação de possíveis focos do mosquito da dengue”.
Já o secretário de Saúde, Alceu Gilmar Moretti, frisa que a população precisa colaborar adotando medidas de prevenção, como a eliminação ou limpeza de objetos ou locais que possam acumular água, como pneus, vasos de plantas, baldes, calhas e outros. “Somente assim poderemos ter uma realidade diferente em Jaraguá do Sul comparado a outras cidades do estado.”
Sintomas - Normalmente, a primeira manifestação é a febre alta (39 °C a 40 °C) de início repentino, que tem duração de 2 a 7 dias, associada à dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos. Manchas pelo corpo estão presentes em 50% dos casos, podendo atingir face, tronco, braços e pernas. Perda de apetite, náuseas e vômitos também podem estar presentes.
Onde procurar atendimento - Na presença de sinais e sintomas, o paciente deve se dirigir imediatamente ao serviço de saúde e, caso já tenha sido atendido antes, deve retornar e não se automedicar. Pessoas que estiveram, nos últimos 14 dias, numa cidade com a presença do Aedes aegypti ou com a transmissão da dengue e tiver os sintomas citados, procure a unidade de saúde de referência. Evite o uso de medicamentos à base de ácido acetilsalicílico (AAS, Melhoral, Aspirina) e anti-inflamatórios não esteroides (Ibuprofeno).
RANKING DE DENGUE
Bairros com maior número de focos
Centro – 148
Vila Nova – 120
ilha da Figueira – 118
Vila Lenzi - 87
Nova Brasília – 77
Chico de Paulo – 73
Vila Lalau – 72
Czerniewicz – 61
Tifa Martins – 46
Jaraguá Esquerdo - 45
- 08 MaiHantavírus: Paraná confirma dois casos e autoridades reforçam que doença já circulava no BrasilLEIA MAIS
07 MaiGoverno do Estado autoriza repasse de R$ 6 milhões para expansão de UTIs no Hospital São José, em Jaraguá do SulLEIA MAIS- 04 MaiPossível surto de hantavírus em cruzeiro acende alerta global após três mortes confirmadasLEIA MAIS
- 30 AbrGoverno Federal lança campanha de vacinação contra o sarampo para viajantes da Copa do MundoLEIA MAIS
27 AbrAnvisa determina suspensão imediata de comercialização de fármaco antitussígeno após alertas de segurança cardiovascularLEIA MAIS- 24 AbrNovo exame de sangue identifica lesões no fígado anos antes da cirrose e do câncerLEIA MAIS
- 23 AbrEscudo Genético: Descoberta de variante proteica revela como alguns cérebros "ignoram" o AlzheimerLEIA MAIS
- 22 AbrAnvisa autoriza uso de Mounjaro (tirzepatida) para adolescentes com diabetes tipo 2LEIA MAIS
21 AbrAnvisa intensifica o cerco contra a venda de canetas emagrecedoras irregularesLEIA MAIS







