Veja quais estados já aderiram ao fim da baliza na prova prática da CNH
Em Foco
28/01/2026 - 16:49:00 | 3 minutos de leitura

Detran de Santa Catarina confirmou que já estuda a mudança na regra Com base na Resolução nº 1.020/2025, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que prevê a criação do Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular e flexibiliza as regras para obter a Carteira Nacional da Habilitação (CNH), alguns estados brasileiros já aderiram ao fim da baliza na prova prática. A baliza é a técnica utilizada por motoristas para estacionar o carro de forma paralela em um local demarcado, geralmente entre dois “obstáculos”. A manobra era parte obrigatória nas provas práticas para a obtenção da CNH, e era uma das etapas do exame que mais reprovavam os candidatos. Com o fim da baliza na prova prática, o foco das avaliações será a condução do candidato durante o trajeto. De acordo com a Contran, o objetivo das alterações é tornar o processo mais flexível e acessível, além de melhorar a logística e o fluxo das avaliações. A Resolução do Contran já é válida desde o início de janeiro, assim como as novas regras da CNH. Alguns estados brasileiros já aderiram à mudança e determinaram o fim da baliza nas provas práticas. Entre eles, está São Paulo. Mas, em São Paulo, mesmo com o fim da obrigatoriedade da baliza, o candidato ainda terá que estacionar o carro próximo ao meio-fio por pelo menos uma vez durante o trajeto. Além de São Paulo, outros quatro estados já confirmaram a mudança: Amazonas, Espírito Santo, Goiás e Mato Grosso do Sul. O Detran de Santa Catarina confirmou à reportagem da NSC que já estuda aderir ao fim da baliza nas provas práticas para a CNH. O órgão também afirmou que aguarda a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) publicar o Manual Brasileiro de Exames Práticos, que passa por mudanças, para tomar uma decisão. Outros estados também devem confirmar a alteração nas próximas semanas. Mesmo com a Resolução, alguns estados como Acre, Bahia, Paraíba, Rondônia e Sergipe afirmam que vão manter a obrigatoriedade da baliza nas provas práticas. Estados que já aderiram ao fim da baliza; São Paulo, Espírito Santo, Goiás e Mato Grosso do Sul Além do fim da necessidade de baliza, de não ser mais obrigatório passar por uma autoescola e da possibilidade do uso de carros automáticos durante a prova, outras regras para a obtenção da primeira CNH já estão em vigor com a nova Resolução do Senatran. Entre elas, estão alterações no sistema de pontuação: o candidato não é mais eliminado automaticamente com 3 pontos negativos. Agora, adota-se um sistema de pontuação (1 a 6 pontos) por tipo de erro (leve, média, grave, gravíssima), permitindo até 10 pontos negativos no total para aprovação. A renovação também passa a ser automática na CNH Digital, desde que o condutor atenda a alguns requisitos, como não ter multas ou infrações de trânsito registradas nos últimos 12 meses, entre outros fatores.
Mais Em Foco
- 25 JunEx-prefeita de Jaraguá do Sul, Cecília Konell é condenada por irregularidades na Schützenfest de 2009LEIA MAIS
- 24 JunHolanda registra 1º caso de eutanásia em criança após ampliação de lei para menores de 12 anosLEIA MAIS
- 23 JunBiólogo alerta para crueldade em Jaraguá do Sul: cachorro corre risco de ter genitália amputada após maus-tratosLEIA MAIS
22 JunFrente fria traz tempo severo com ventos acima de 100 km/h e risco de tornado no SulLEIA MAIS
18 JunAlinhamento Planetário e Lua Brilhante Transformam o Céu Desta Quinta-feira em um Espetáculo AstronômicoLEIA MAIS
15 JunNovo terremoto de magnitude 6,2 atinge a costa das FilipinasLEIA MAIS- 14 JunTragédia no Ar: Colisão entre dois helicópteros deixa seis mortos no Recreio dos Bandeirantes, no Rio de JaneiroLEIA MAIS
- 14 JunQuem era Maria Eduarda Rodrigues de Freitas, jovem que morreu em salto de rope jumpLEIA MAIS
- 12 JunGoverno Lula bloqueia R$ 24 bilhões do Orçamento e congela verbas de programas sociais e DefesaLEIA MAIS




