Vereadora Natália Lúcia Petry é absolvida pelo TJSC do processo de suposta improbidade administrativa

Em Foco

04/11/2025 - 12:20:00 | 2 minutos de leitura

Vereadora Natália Lúcia Petry é absolvida pelo TJSC do processo de suposta improbidade administrativa

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) absolveu, por quatro votos a um, a vereadora de Jaraguá do Sul, Natália Lúcia Petry, na Ação Civil de Improbidade Administrativa nº 0003890-97.2017.8.24.0036/SC. A decisão também beneficiou outros parlamentares da legislatura 2009/2012, envolvidos no mesmo processo. A ação, movida pelo Ministério Público de Santa Catarina, acusava os então vereadores de aprovarem, em 2010, uma resolução que readequava o cargo e o salário do servidor Rui Lessmann, que alterou a sua remuneração que estava defasada por 20 anos (por ser concursado e estar ocupando na época um cargo de Diretor). Segundo o MP, a medida teria sido tomada “de maneira ilegal e com burla à regra do concurso público”. Em sessão da Câmara de Vereadores, Natália pode comemorar o resultado ressaltando que: - “Infelizmente os danos morais dificilmente são reparados até porque, quando somos processados, já nos condenam sem levar em consideração a prerrogativa da inocência. Dos cinco desembargados, quatro votaram pela absolvição do processo.” “Esse ano venci os três processos que estavam pendentes no tribunal. Durante todos esses anos, fui julgada previamente por pessoas que se acham no direito de apontar o dedo sem saber da verdade”, afirmou. “Agora acabou. Espero que me deixem em paz e que façam como eu: trabalhem e não fiquem achando pelo em ovo pra me prejudicar. Eu faço política limpa. Estou há 45 anos na carreira pública. Sempre procurei fazer o melhor, como sempre continuarei fazendo.” “Deus é maior que tudo isso! Com essa decisão, encerra-se mais um capítulo de uma trajetória judicial que se estendia por mais de uma década. “Foram anos de sofrimento, constrangimento e gastos com advogados, tudo por algo que, agora, a própria Justiça reconhece como legítimo”. Em pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal, Natália Petry expressou satisfação pessoal pela absolvição e criticou as perseguições políticas que enfrentou ao longo dos anos. “Infelizmente, os danos morais dificilmente serão reparados. Durante todos esses anos, fui julgada previamente por pessoas que se acham no direito de apontar o dedo sem saber da verdade”, Concluiu.