Algumas propostas dos vereadores mirins que viraram realidade

Política

30/11/2021 - 15:59:39 | 4 minutos de leitura

Algumas propostas dos vereadores mirins que viraram realidade

Com 10 anos de atuação, Vereadores Mirins  apontaram várias demandas ,e algumas delas atendidas. Confira dez vezes em que solicitações dos vereadores mirins foram atendidas.

1- Reforma do Procad - Em março deste ano, os vereadores adultos de Jaraguá do Sul aprovaram um projeto de lei que autorizou o Executivo a investir R$ 1,25 milhão na reforma do prédio que abrigava o antigo Procad, no bairro Tifa Martins. O local vai abrigar unidades da Apae e da Associação dos Amigos do Autista (AMA). Contudo, antes disso virar realidade, os vereadores mirins abordaram o tema em duas ocasiões. Foram dois pedidos de informação: o primeiro com o mirim Felipe Padilha Neto e o segundo com Fábio Gesser. Ambos fizeram requerimentos à Prefeitura pedindo explicações sobre a subutilização do edifício e apontaram a utilização do local por usuários de drogas. Em breve eles poderão ver seus anseios sendo atendidos pelo Executivo Municipal.

2- Absorventes em escolas - A presidente mirim de 2021, Maria Carolini Maes, fez uma indicação pedindo que a Prefeitura de Jaraguá do Sul disponibilize absorventes íntimos em locais adequados nos banheiros femininos das escolas municipais. Ela argumentou que, para evitar constrangimentos e situações adversas para as meninas que frequentam a rede pública de ensino, é necessário realizar campanhas informativas nas escolas para que todas as adolescentes saibam da necessidade desses itens de saúde básica. Em resposta a essa proposição, a secretária de Educação, Ivana Atanásio Dias, enviou um ofício à Câmara Municipal reconhecendo a importância da matéria e informando que as escolas têm a orientação de conduzir as situações junto às alunas, acolhendo-as e fornecendo os absorventes. Porém, ela também afirmou que iria pedir aos diretores das unidades que reforçassem a informação junto às alunas e à comunidade escolar para que saibam a quem recorrer quando precisarem.

3- Brinquedos para deficientes - Em junho de 2018, Raul Vicenzi Vieira fez uma indicação sugerindo que o Executivo fizesse um estudo junto a profissionais da área da Educação Especial e estudantes do ensino superior para desenvolvimento de brinquedos destinados a crianças deficientes que pudessem ser utilizados nas áreas de lazer do município. Ele ressaltou que a iniciativa iria trazer mais inclusão social e justiça. Pouco tempo depois, em outubro daquele mesmo ano, a Prefeitura anunciou uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços e Turismo e a Faculdade Senai para confecção de protótipos de balanço, de gangorra e de gira-gira para pessoas com deficiência. A iniciativa foi idealizada pela servidora Cristiana de Souza, arquiteta e urbanista da Secretaria Municipal de Urbanismo, em 2014, quando ela desenvolveu um trabalho de conclusão de curso.

4- Creche no Rio Cerro - Ainda em 2018, uma vereadora mirim reivindicou a construção de um Centro de Educação Infantil que atendesse aos bairros Rio Cerro I e II.  Na ocasião, Ellen Bruch explicou que muitas mães do local são obrigadas a deixar seus filhos em creches perto de seus trabalhos, em outros bairros, por conta da falta de uma unidade perto de casa. Ela afirmou que essa era uma reivindicação da comunidade há mais de 10 anos. Kely de Lima Badaz reforçou o pedido em 2021 e, neste ano, ele virou realidade. A Câmara Municipal aprovou a autorização do investimento na construção de um CMEI naquela região. A obra deve custar cerca de R$ 3,7 milhões.

5- Área de lazer na Arena - O mirim Vinícius Bonatti Benner solicitou à Prefeitura a construção de uma área de lazer junto à Arena Jaraguá. Ao defender o pedido, ele argumentou que o espaço daria qualidade de vida aos moradores dos bairros Nova Brasília e Vila Lenzi, que contavam com poucas opções do tipo. Segundo Vinícius, as demandas foram levantadas na escola em que estuda a EMEB Albano Kanzler, e o atendimento a elas demonstra que os vereadores mirins estão sendo ouvidos pelo Executivo.