Lançado o Tutorial para Visitação do Museu Histórico Emilio da Silva

Cultura

24/03/2022 - 15:34:24 | 3 minutos de leitura

Lançado o Tutorial para Visitação do Museu Histórico Emilio da Silva

O tutorial para visitação é uma proposta de iniciativa digital da AAMHES - Associação dos Amigos do Museu Histórico Emílio da Silva, para que os visitantes do Museu possam acessar de forma virtual, por meio da leitura de um QR-Code, em seu próprio celular, na página da rede social da Associação um conjunto de dicas em forma de posts sequenciais para ajudá-los na visita.

"Com isso, poderemos oportunizar uma forma facilitada de consulta a dados importantes do Museu antes mesmo do visitante chegar na unidade museológica", comenta Sérgio Luiz Pedrotti, presidente da Associação. "Por outro lado é um incentivo às narrativas sobre a iniciação de ações digitais no Museu", complementa.

As pessoas visitam os museus pelos mais variados motivos, como por exemplo, lazer, diversão, para lembrar de algo de seu passado, ou do passado de seus parentes, por curiosidade de algum tema, para aprender e pesquisar sobre algo, para relacionar-se no meio cultural, para buscar conhecimento nas ações educativas, para visitar uma exposição temporária, ou seja, uma infinidade de motivos individuais ou coletivos que fazem com que as pessoas saiam de suas casas para visitar estes lugares de memória.

O Museu Histórico de Jaraguá do Sul Emílio da Silva é um representante sobre-eminente da Cultura em nosso município, recebe frequentemente esse público variado, e também o público específico de grupos de visitação, como grupos de alunos, idosos, etc.

Só ficou fechado em poucas ocasiões, como quando esteve em obras de reforma e recentemente por causa da Pandemia Covid-19 em detrimento ao enfrentamento em prol a saúde pública.

"Com a liberação dos acessos, é dever da unidade dar o suporte com o máximo de informações para que o visitante sinta-se a vontade e faça sua visita com segurança, tanto para ele, quanto para o acervo, servindo assim o Tutorial para visitação”,  informa Sérgio.

Logo da entrada o visitante poderá acessar o conteúdo de forma virtual, por meio da leitura de um QR-Code, o arquivo em PDF contendo um conjunto de dicas em forma de posts sequenciais para ajudá-lo na visita. O conteúdo também pode ser acessado pela rede social da Associação: https://www.facebook.com/aamhes.

Entre os conteúdos disponibilizados estarão informações sobre as medidas sanitárias recomendas, localização, horário de funcionamento, dicas de estacionamentos públicos, a planta baixa do museu, capacidade máxima de público, as exposições permanentes que compõe a museografia e informações detalhadas sobre algumas delas, o circuito expositivo, alguns dados históricos, etc.