Confirmado o jogo de basquete entre Brasil X México em Jaraguá do Sul

Esportes

21/07/2022 - 18:35:37 | 5 minutos de leitura

Confirmado o jogo de basquete entre Brasil X México em Jaraguá do Sul

As duas seleções vão se enfrentar no fim de agosto.

Após ajustar os principais pontos do termo de colaboração entre a Prefeitura de Jaraguá do Sul, por intermédio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, a Federação Catarinense de Basketball e a Confederação Brasileira de Basketball, o prefeito José Jair Franzner, a secretária Natália Lúcia Petry e o presidente da FCB Fábio Deschamps, assinaram o acordo para a partida entre as seleções Brasileira de Basquetebol e a Mexicana, válida pelo fase eliminatória da Copa do Mundo de Basketball 2023. A confirmação aconteceu na manhã dessa terça-feira (19), em reunião no Gabinete do Prefeito.

A disputa está agendada para o dia 29 de agosto e as duas seleções deverão chegar na sábado (27), treinam até domingo (28) para a partida que será na segunda-feira, às 19h30, na Arena Jaraguá. O evento movimentará os setores hoteleiro e gastronômico local, não só pela presença das duas seleções, dirigentes da FCB e CBB, árbitros, jornalistas de todo o país, mas também pelos fãs do Basquete que já estão procurando informações sobre a partida. “A partida já está anunciada na imprensa nacional e mundial. Dirigentes de outras Federações, técnicos e atletas de todo o estado e até de outras regiões do país já estão buscando informações. Sem contar com os torcedores fiéis que não perdem as partidas da Seleção. Sem dúvida, o evento trará muitos turistas à Jaraguá do Sul”, afirmou Fábio Deschamps.

Jaraguá do Sul já tem experiência em receber grandes eventos, como as finais da Taça Brasil de Voleibol, em 2020, do Jogo dos Craques (em duas oportunidades), do Campeonato Brasileiro de Seleções de Voleibol e também de Basquetebol, não só as instalações, mas também uma equipe tecnicamente capacitada para a realização de partidas de nível nacional e internacional. “A Confederação Brasileira de Voleibol já testou e aprovou a estrutura e a equipe, haja vista que estamos em negociação para a realização da Taça Brasil de Voleibol, novamente em nossa Arena. Agora, a Confederação Brasileira de Basketball, que até hoje só havia promovido essas partidas em capitais, está conhecendo esse trabalho e, certamente, trará outros eventos internacionais para nossa cidade. Os benefícios para a economia da cidade são inúmeros”, enfatizou a secretária Natália.

Além da partida, as negociações para a realização de uma "clínica" (ciclo de palestras e oficinas) para árbitros catarinenses, aproveitando a partida com regras internacionais. Os técnicos do estado também terão a oportunidade acompanhar os treinos, levando lições preciosas para serem aplicadas às suas equipes.

O prefeito Jair Franzner deixou bem claro ao Presidente da FCB, Fábio Deschamps, a intenção do município de abrir as portas para eventos desse porte, principalmente porque dispomos dos equipamentos e dos recursos humanos necessários. “Confio muito na experiência da nossa Secretária Natália e da equipe da Secel, pois já mostraram capacidade para realizar esses eventos. O município tem os equipamentos que figuram entre os melhores do país e toda a infraestrutura para garantir o bem-estar e a segurança dos nossos visitantes. Podem contar sempre conosco”, afirmou o prefeito Jair.

Ao se despedir do prefeito, Fábio Deschamps já sinalizou a possibilidade de outras partidas eliminatórias da Copa do Mundo. “Já conhecemos bem a estrutura de Jaraguá do Sul, a expertise da equipe da Secel para esses eventos e, por essa razão sugerimos a cidade para a realização da partida. A Coordenadora Técnica da CBB, Soraia Nobre, esteve aqui avaliar pessoalmente, conheceu a Arena, conversou com a equipe e saiu bem impressionada, tanto que confirmou a cidade como a primeira de médio porte a realizar uma partida da Copa do Mundo de Basketball. Estamos confiantes de que abrirá as portas para outros eventos da Confederação Brasileira de Basketball”, disse o presidente da FCB, Fábio Deschamps.

Após o encontro com o prefeito e a assinatura do termo de compromisso, a secretária Natália já convocou a comissão organizadora para a distribuição de tarefas e definição de prazos para que tudo esteja pronto com antecedência. A cada semana, a equipe se reunirá para apresentar a evolução dos trabalhos diretamente à Secretária.

A Competição

A Copa do Mundo de 2023 vai ser a maior da história do basquete, com a participação de 32 equipes em vez do habitual 24. Oitenta países estão no páreo por uma vaga na competição. Será a primeira vez que a Copa do Mundo de basquete vai ter mais de um país-sede, com jogos no Japão, na Indonésia e nas Filipinas, onde vão ser jogadas as finais.

A Espanha foi campeã da Copa do Mundo de 2019, realizada na China, vencendo a Argentina na final. O Brasil terminou em primeiro na fase de Grupos, mas foi eliminado na segunda fase, ao perder para os Estados Unidos e para a República Checa.

O objetivo da Seleção Brasileira é brigar pelo pódio.